You are currently viewing Povo Japonês, por meio da Embaixada do Japão no Brasil, faz doação de Van Sprinter à APAE-DF

Povo Japonês, por meio da Embaixada do Japão no Brasil, faz doação de Van Sprinter à APAE-DF

A APAE do Distrito Federal foi contemplada com a doação de uma Sprinter 0km doada pelo governo japonês.  A cerimônia para entrega oficial foi nesta segunda-feira, dia 18 de março de 2024, às 10h, na sede da Associação na Asa Norte de Brasília. O evento contou com a presença do Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão, Sr. Teiji Hayashi, além de representantes do Governo do Distrito Federal e da Câmara Legislativa do DF.

“É uma alegria receber essa importante doação, justamente no ano em que comemoramos os 60 anos de história da APAE-DF, uma trajetória de muitas lutas e conquistas em prol das pessoas com deficiências intelectual e múltipla”, disse a presidente da APAE-DF, Sra. Maria Helena Alcântara.

A doação foi realizada com recursos do Programa de Assistência Comunitária e Segurança Humana (APC) do Governo Japonês, estimados em R$ 220 mil e direcionados pela Embaixada do Japão no Brasil. 

“Que esta doação represente o símbolo de amizade entre o povo japonês e o povo brasileiro, e que seja uma oportunidade de aprofundar ainda mais os laços entre os dois países”, disse o Ebaixador Teiji Hayashi. 

A van Sprinter, com capacidade para 16 lugares, será utilizada para o transporte de pessoas com deficiências intelectual e múltipla atendidas pelas quatro unidades da Associação, permitindo a locomoção dos grupos de beneficiários entre os diferentes atendimentos oferecidos, especialmente aos espaços de treinamento de esporte paralímpico, ações pedagógicas externas e de assistência social.

“Esta nova van representa mais que um veículo. Ela permitirá ampliar e fortalecer nossos serviços e atividades em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e será mais um símbolo da solidariedade e cooperação do povo japonês”, disse Glória Dias, Diretora de Ação Interdisciplinar da APAE-DF 

Antes da entrega formal do veículo, atendidos da APAE-DF, integrantes da banda “Baião de 2”, fizeram uma apresentação musical em forma de agradecimento e trazendo um pouco de música para a cerimônia. 

Além das presenças do Embaixador do Japão e das representantes da APAE-DF, a cerimônia também contou com pronunciamentos das seguintes autoridades, compondo a mesa: 

  • Representando o Governador do Distrito Federal, o Secretário de Relações Internacionais Sr. Pacco Britto;
  • Representando a Câmara Legislativa do DF, o Deputado Distrital Sr. Iolando Almeida;
  • Representando a Secretaria da Pessoa Com Deficiência, o Secretário Sr. Flavio Pereira dos Santos;

Também contamos com as seguintes presenças, a quem agradecemos: 

  • Primeiro Secretário da Embaixada do Japão, Sr. Makoto Komiya;
  • Representando Exmª Vice-Governadora Celina Leão, o Assessor Especial Sr. Leonardo Firme;
  •  Representando a Exmª Senadora Damares Alves, a assessora Sr. Daniella Tinen;
  • Secretário Executivo de Assuntos Internacionais do DF, Sr. Paulo César Pagi Chaves;
  • A Secretária Executiva da Secretaria da Pessoa com Deficiência, a Sra. Edilene Almeida Pereira.
  •  

Sobre a APAE-DF

Completando 60 anos de história, a APAE-DF foi fundada em 20 de agosto de 1964 e, desde então, realiza a defesa de direitos e a inclusão social de jovens, adultos e idosos com deficiências intelectual e múltipla no Distrito Federal. A entidade concilia ações de assistência social e educação especializada, promovendo atividades de estimulação cognitiva, atendimento interdisciplinar, sócio-ocupacional, educação profissional e inclusão no trabalho, além de projetos de esporte, arte, cultura e lazer.  Por ano, são favorecidos 440 atendidos nas unidades da Asa Norte (sede), Guará, Ceilândia e Sobradinho.

Sobre o APC

O Programa de Assistência Comunitária e Segurança Humana (APC) do Governo Japonês é um fundo de apoio cujos recursos provêm de impostos dos contribuintes japoneses, tendo início no Brasil em 1999. O programa vem auxiliando nas áreas que priorizam benefícios diretos às comunidades locais, incluindo assistência médica, educação e assistência social, oferecendo recursos para construções, reformas, equipamentos, automóveis entre outros.

Deixe um comentário