Fundada em 20 de agosto de 1964, a APAE do Distrito Federal é uma organização da sociedade civil – sem fins lucrativos – que promove ações em favor de jovens e adultos com deficiência intelectual (associada ou não a outras deficiências). 

A instituição concilia ações de Assistência Social e de Educação para garantir direitos, favorecer a qualidade de vida, ampliar a autonomia e viabilizar o acesso de seu público ao mundo do trabalho.

São 710 pessoas com deficiência (PCDs) favorecidas por ano, sendo 440 nas quatro unidades de atendimento (Asa Norte, Ceilândia, Guará e Sobradinho) e outras 270 acompanhadas no mundo do trabalho. Além delas, a Associação também ampara, orienta e acompanha as famílias em suas necessidades sociais. 

Embora estabeleça parcerias com algumas empresas e órgãos públicos, a APAE-DF não pertence ao governo e também não é uma empresa. A Associação integra o chamado Terceiro Setor, sendo filiada ao Movimento Apaeano, o maior da américa latina em prol de pessoas com deficiência intelectual.

A Rede APAE é formada por um conjunto organizacional composto por uma Federação Nacional, por 21 Federações Estaduais e por mais de 2 mil APAEs espalhadas por todo território brasileiro – sendo a APAE-DF uma delas.

Entre as ações ofertadas (todas gratuitos), a APAE-DF disponibiliza:

  • Apae Integra: atendimento interdisciplinar para recepção inicial e acompanhamento das pessoas com deficiência e suas famílias desde o primeiro contato com a Associação e ao longo do seu percurso institucional. 
  • Apae Pró-trabalho – oficinas de habilitação básica e de qualificação profissional para geração de trabalho, emprego e renda. 
  • Apae Emprego – ações de inclusão profissional de PCDs já qualificadas e acompanhamento das que já conquistaram seu espaço no mundo do trabalho. 
  • Apae Bem Viver – atividades sócio-ocupacionais visando maior qualidade de vida e independência nas ações do dia a dia.
  • Apae Acadêmico –  estimulação cognitiva por meio de aulas adaptadas, tecnologia, arte, esporte, cultura e lazer. 
  • Apae Direitos – ações de conscientização e defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e suas famílias. 

O público das quatro unidades geralmente frequenta a associação em horário integral (das 8h às 17h), recebendo quatro alimentações diárias. As ações são custeadas por doações financeiras da comunidade, conquistados especialmente por meio do serviço de teledoações da instituição (TeleApae). Entretanto, a APAE-DF também conta com recursos humanos, materiais e/ou financeiros cedidos por diversos parceiros, sendo os principais a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) e a Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (SEDES). A Associação conta, ainda, com cessões de espaço, recursos humanos ou doações materiais de parceiros como a Universidade de Brasília, o Arquivo Nacional, entre outros.

No campo da inclusão profissional, além do apoio de empresas que contratam beneficiários qualificados para ocupações convencionais, a APAE-DF também mantém parcerias com órgãos públicos para a inserção de PCDs em equipes inclusivas de prestação de serviços com apoio, especialmente nas áreas de conservação de livros e documentos. Entre esses órgãos estão a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, o Tribunal Superior Eleitoral, o Superior Tribunal de Justiça e o Ministério da Justiça.  

Para mais informações sobre o Movimento, basta procurar alguma das unidades de atendimento da APAE-DF ou acessar os canais da Associação.