Duas imagens sobrepostas mostram beneficiários da APAE numa oficina de panificação e numa oficina de higienização de ambientes. Junto aparece o nome do programa "APAE pró-Trabalho".

Promover a educação profissional de pessoas com deficiência intelectual ou múltipla é o principal objetivo do “Apae Pró-Trabalho”. A metodologia (desenvolvida desde 1989) articula ações nos campos da educação e da assistência social, garantindo que o público desenvolva as habilidades laborais necessárias para sua futura atuação no mundo do trabalho.

As ações são desenvolvidas em três etapas

1ª ETAPA: Habilitação Básica para o Trabalho –  Visa desenvolver as habilidades gerais exigidas de qualquer profissional, independente das áreas de trabalho em que possam atuar. São habilidades como: pontualidade, assiduidade, higiene pessoal, organização no trabalho, cooperação, cordialidade, respeito ao próximo, noções de direito do trabalhador e de segurança no trabalho, entre outras. Nesta etapa, os atendidos podem frequentar diversas oficinas que simulam ambientes reais de trabalho, onde também identificam suas potencialidades, necessidades, gostos, expectativas, afinidades e motivação.

A formação básica ocorre em oficinas mantidas pela própria a Associação, nas seguintes áreas:

  • Serviços Administrativos
  • Cozinha
  • Copa
  • Panificação
  • Salgaderia
  • Confeitaria
  • Processamento de Alimentos
  • Vendas e Atendimento ao Público
  • Jardinagem
  • Lavanderia

Durante a primeira etapa, além das ações nas oficinas, nosso público também pode participar das Atividades Acadêmicas se necessário. 


2ª ETAPA: Educação Especial para o Trabalho  – Visa desenvolver habilidades específicas (teóricas e práticas), agora próprias da área de trabalho em que a pessoa com deficiência poderá ser inserida. Ou seja, habilidades necessárias para que ela possa conquistar e manter seu espaço no mercado de trabalho, com qualidade e eficiência.

Preferencialmente, a qualificação deve ocorrer em ambientes reais de trabalho, seja na própria empresa que pretende contratar os futuros profissionais ou em agências formadoras, como as do sistema S (SESC, SESI, SENAI). Mas também pode ocorrer em espaços mantidos pela própria Associação. Entre esses espaços institucionais, podemos destacar:

  • Programa de Conservação de Bens Culturais – Com ações realizadas na Sede, na Biblioteca da UnB e no Arquivo Nacional (parceiros da APAE-DF). Saiba mais AQUI!
  • Telecentro Acessível da Sede: é um espaço destinado à oferta de cursos de informática adaptada para pessoas com diversos tipos de deficiência, além de promover a consulta à internet ou o acesso à leitura por meio de equipamentos acessíveis, que fazem a conversão dos conteúdos para áudio, Braille ou imagem ampliada em tela. Visando a sustentabilidade do Telecentro, o espaço também abre turmas para a comunidade em geral, incluindo idosos, onde os participantes sem deficiência oferecem apenas uma contribuição destinada à manutenção dos equipamentos.

 

3ª ETAPA: Inclusão Laboral – Desenvolvido pela equipe do “Apae Emprego”, visa garantir à pessoa com deficiência já qualificada as condições para ingresso e permanência no mundo do trabalho. Conforme as ofertas de vagas existentes, a inserção pode ocorrer em três possíveis modalidades:

  • Emprego Aberto: a pessoa com deficiência já qualificada é inserida com qualquer profissional, sem a necessidade de apoios permanentes, exceto o acompanhamento da equipe de inserção da APAE-DF.
  • Emprego com Apoio: a pessoa com deficiência já qualificada é contratada (individualmente ou em grupo) conjuntamente com um profissional apoiador, responsável por reforçar os comandos e garantir ritmo ao trabalho.
  • Trabalho Autônomo: a pessoa com deficiência passa a trabalhar por conta própria, como trabalhador autônomo, numa empresa caseira ou mesmo numa cooperativa.