O Programa de Conservação de Bens Culturais da APAE-DF foi criado em 2006 e, desde então, vem promovendo a qualificação e a inclusão profissional de pessoas com deficiências intelectual e múltipla nas áreas de higienização e conservação de livros e documentos.

A ação da APAE-DF foi iniciada após uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB), que cedeu seu acervo e parte da estrutura da Biblioteca Central para a criação da primeira oficina de qualificação na área de conservação de livros e documentos. Posteriormente, o programa passou a contar com um segundo espaço de formação no Arquivo Nacional (2008), voltando a conservação preventiva de documentos, e com um Laboratório montado na própria sede da Associação, na Asa Norte de Brasília (2014).

O programa foi inicialmente inspirado num projeto similar desenvolvido pela Apae de Niteroi (RJ) e também foi concebido porque, no Distrito Federal, a  área de conservação de livros e documentos quase não possuía profissionais ou empresas especializadas em tais serviços. Além disso, as habilidades exigidas para esse campo de trabalho eram bastante compatíveis com os   perfis de pessoas com deficiência que já integravam o Programa de Educação Profissional da APAE-DF e que não conseguiam vagas em outras áreas de emprego.

Assim sendo, o Programa de Conservação de Bens Culturais foi criado exclusivamente para viabilizar a inserção profissional de pessoas com deficiência que, embora aptas para o trabalho, costumam ser preteridas nos processos de seleção para as vagas convencionais de emprego, até mesmo quando concorrem com outras pessoas com deficiência (consideradas “mais autônomas” na visão dos contratantes).  Ou seja, para algumas pessoas com deficiência, o programa da APAE-DF passou a ser praticamente a única alternativa possível para sua inserção no mercado de trabalho formal, por viabilizar justamente o trabalho com apoio. 

Beneficiários

As pessoas com deficiência intelectual ou múltipla selecionadas para participar do programa são, em geral, indivíduos que já passaram pelas oficinas de formação básicas para o trabalho da APAE-DF, mantidas nas unidades de Brasília, Guará, Ceilândia ou Sobradinho, dentro do Programa de Educação Profissional que a Associação desenvolve desde 1989.

Essas oficinas básicas compreendem a primeira etapa da Educação Profissional na APAE-DF e visam desenvolver as habilidades comuns exigidas de qualquer profissional, como pontualidade, assiduidade, organização, higiene no trabalho, cordialidade, noções de segurança, etc. Quando cumprem essa etapa, os atendidos são avaliados por um conselho de trabalho e são encaminhados para a etapa de qualificação profissional, conforme suas características individuais, sendo alguns indicados para o Programa de Conservação de Bens Culturais.

Qualificação Profissional

Desde o início do programa, os atendidos passam a desenvolver habilidades específicas da conservação de bens culturais e a compreender a importância da higienização de livros e documentos, construindo um ofício de extrema relevância para a sociedade, focado justamente na preservação da História. A qualificação ocorre na Biblioteca da Universidade de Brasília, nas instalações do Arquivo Nacional em Brasília e/ou no Laboratório de Bens Culturais localizado na sede da Associação.

Com duração média de dois anos (cerca de 1600 horas), a qualificação de cada atendido envolve conteúdos como:  

  • Formação de hábitos e atitudes para o trabalho;
  • Noções de higiene, saúde, segurança e bem-estar no trabalho;
  • Conhecimento sobre documentos essenciais do cidadão e do trabalhador;
  • Noções sobre tipos de acervos e sobre conservação de bens culturais;
  • Habilidades práticas de conservação de acervos bibliográficos e arquivísticos, envolvendo diagnóstico, manuseio correto de materiais, técnicas de higienização e pequenos reparos (conservação curativa)
  • Práticas de acondicionamento e registro de produtividade

A qualificação também envolve os futuros apoiadores (sem deficiência) a serem inseridos nas equipes, além do aperfeiçoamento dos já contratados.  

Inclusão Profissional

Após qualificados, a inserção profissional dos atendidos do programa se dá por meio da formação das equipes inclusivas de trabalho com apoio. Trata-se de um desdobramento pioneiro da modalidade de emprego apoiado, onde um grupo de pessoas com deficiência é contratado para atuar em conjunto com um instrutor/apoiador permanente (sem deficiência), igualmente preparado e admitido para compor a equipe. 

Por meio de termos de cooperação com órgãos públicos, a APAE-DF viabiliza os recursos para contratar as equipes (como parte do seu próprio quadro) e as encaminha para atuação nas instalações dos próprios parceiros, onde conservam livros e/ou documentos de suas bibliotecas ou arquivos históricos.

Os recursos das parcerias são usados exclusivamente para custear: os salários/benefícios dos integrantes das equipes; os equipamentos, materiais e uniformes necessários aos trabalhos de conservação dos acervos; os custos de acompanhamento e administração do programa em sua etapa de inserção e; os custos com eventuais rescisões – caso a renovação dos contratos não ocorra por algum motivo imprevisto. 

Desde 2008, quando o primeiro contrato de inclusão foi formalizado, nove equipes já foram formadas e contratadas, viabilizando a inserção profissional de mais de 60 pessoas com deficiência que, antes do programa, não tinham perspectivas e inclusão profissional.

A primeira equipe inclusiva foi contratada para atuar na Câmara dos Deputados. Em seguida, vieram as equipes formadas para atuações no Senado Federal (2010), no STF (2011), no MRE (2011), no INEP (2013), no TSE (2013), no STJ (2015), na AGU (2017) e no Ministério da Justiça (2018).  

Por meio do programa, os profissionais incluídos conquistaram maior qualidade de vida, transformando suas realidades e de suas famílias, além de se tornarem referência para diversas outras experiências de inclusão profissional no país.  

O programa também teve repercussão na mídia, com diversas matérias e reportagens publicadas pela imprensa, sendo algumas repostadas (conforme autorização) neste canal do YouTube:

https://www.youtube.com/channel/UCec-ZCrXXYdIgxnwnvDgERg/videos

Histórico do programa

  • 16/10/2006 – Criação do Programa

A cerimônia de lançamento do Programa foi realizada no auditório da Reitoria da UnB.  Por meio da parceria, uma oficina de qualificação profissional foi montada no subsolo da Biblioteca Central da Universidade – BCE, iniciando a formação da primeira equipe de pessoas com deficiência e professores em higienização e conservação de livros. O curso inaugural foi realizado por técnicos da BCE e do Centro de Documentação – CEDOC/UnB. Em seguida, a qualificação dos atendidos passou a ser conduzida principalmente por professoras da APAE.

  • 24\03\2008 – Formatura da primeira turma

A primeira turma do programa foi certificada após um ano e dois meses de qualificação na BCE, envolvendo 16 participantes com desempenho e aproveitamento satisfatórios nos aspectos de habilidades específicas e de socialização.  A cerimônia de certificação foi realizada no auditório da Reitoria da UnB com a participação de familiares, amigos e profissionais das parcerias.

  • 01/10/08 – Nova parceria com o Arquivo Nacional

Por meio de um acordo de cooperação técnica, o Arquivo Nacional e APAE/DF se uniram para criar um segundo espaço de formação do programa, dedicado à qualificação na área de conservação preventiva de documentos. O espaço foi inaugurado com o lançamento de um curso envolvendo 22 atendidos da APAE/DF, em duas turmas. Desde então, o espaço qualifica futuros profissionais e apoiadores do programa, com aulas ministradas por profissionais do próprio Arquivo Nacional.

  • 15\12\08 – 1ª equipe inclusiva contratada (Câmara)

A Câmara dos Deputados contratou os serviços da 1ª Equipe Inclusiva da APAE-DF para higienização de livros. Oito profissionais com deficiência e um apoiador foram indicados para atuar na higienização do acervo, a maioria com carga diária de quatro horas. A assinatura do contrato ocorreu durante o “Dia da Acessibilidade”, em evento realizado no Espaço do Servidor, no Anexo ll da Câmara. Profissionais das duas instituições se articularam para favorecer as adaptações de acessibilidade dos novos profissionais ao novo ambiente.

  • 01\12\09 – 1ª Certificação no Arquivo Nacional

A primeira turma do Arquivo Nacional foi certificada após um ano de treinamento. Vinte atendidos da APAE-DF e três professoras concluíram o curso de higienização de documentos de arquivo. O evento contou com a presença do diretor geral do Arquivo Nacional, além de funcionários das duas instituições.

  • 13\12\10 – 2ª equipe inclusiva contratada (Senado)

O Senado Federal contratou os serviços da 2ª equipe de trabalho com apoio da APAE-DF para higienização de livros. Também por meio de contrato de inclusão no trabalho, oito profissionais com deficiência (três mulheres e cinco homens), acompanhados por um apoiador, iniciaram a higienização do acervo da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho.

  • 03\01\11 – 3ª equipe inclusiva contratada (STF)

O Supremo Tribunal Federal contratou os serviços da 3ª equipe para higienização de documentos. A iniciativa fez parte do Programa “STF Sem Barreiras”, que visava à inclusão social da pessoa com deficiência por meio da geração de trabalho e renda. Inicialmente, quatro profissionais com deficiência e um apoiador foram contratados para higienizar o acervo do Tribunal.

  • 18\07\11 – 4ª equipe inclusiva contratada (MRE)

O Ministério das Relações Exteriores – MRE contratou os serviços da 4ª equipe da APAE-DF. Seis profissionais com deficiência e um apoiador iniciaram a higienização do acervo da Biblioteca Azeredo da Silveira, cumprindo uma jornada de trabalho de seis horas. As atividades evoluíram para a conservação curativa de livros, feita por parte da equipe sob a orientação da coordenação técnica do programa.

  • 28\06\2012 – 2º Evento de Certificação na UnB

Após a contratação de quatro equipes para o trabalho, foi realizada a segunda cerimônia de certificação da parceria entre a APAE-DF e a UnB. Ao todo, 15 participantes foram certificados em evento realizado na Reitoria da Universidade.

  • 01\02\13 – 5ª equipe inclusiva contratada (INEP)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP contratou os serviços da 5ª equipe de trabalho da APAE-DF. A sensibilização que gerou esta inclusão profissional foi iniciada em dezembro de 2012, com o apoio de familiares dos aprendizes (foto). Dez pessoas com deficiência (quatro mulheres e seis homens) e dois instrutores foram selecionados para a prestação de serviços. Parte da equipe ficou responsável pela conservação curativa do acervo e outra, pela higienização.

  • 29\07\13 – 6ª equipe inclusiva contratada (TSE)

O Tribunal Superior Eleitoral – TSE contratou os serviços da 6ª Equipe de trabalho da APAE-DF. Quatro profissionais com deficiência e uma apoiadora passaram a atuar na higienização e conservação curativa de documentos referentes às eleições realizadas no Brasil ao longo do século XX.

  • 17\03\14 – Novo laboratório na Sede da APAE-DF

A APAE DF criou o Laboratório de Conservação de Bens Culturais, na própria sede da Associação. O objetivo foi aprofundar conhecimentos e práticas na área de pequenos reparos e restauro para os atendidos da APAE-DF que já frequentam as oficinas da BCE/UnB e Arquivo Nacional. O espaço também oferta a reciclagem de técnicas e novos aprendizados aos beneficiários.

  • 24\09\14 – 3ª evento de certificação na UnB

Quinze formandos acompanhados de familiares, amigos e profissionais lotaram o auditório da Reitoria da UnB para a terceira cerimônia de certificação do programa. 

  • 01\09\15 – 7ª equipe inclusiva contratada (STJ)

O Superior Tribunal de Justiça – STJ contratou os serviços da 7ª Equipe da APAE-DF. Oito profissionais com deficiência (sendo sete com Síndrome de Down) e dois instrutores foram contratados para atuar na conservação curativa de documentos. A equipe foi apresentada formalmente no lançamento da “Ação Síndrome de Down”, evento realizado pelo STJ no dia 17 de setembro de 2015.

  • 06/10/2016 – 4ª evento de certificação na UnB

A APAE-DF e a Universidade de Brasília (UnB) certificaram mais uma turma de 15 participantes do Programa de Conservação de Bens Culturais. O evento ocorreu no auditório da Reitoria da UnB, com a presença de familiares, amigos e profissionais da Associação e da Universidade.

  • 06 a 21/10/2016 – Exposição na UnB (10 anos do programa)

A APAE-DF, a Biblioteca Central da UnB e o Instituto de Psicologia da UnB – com apoio do Decanato de Extensão (DEX/UnB) – realizaram a exposição “Mãos que Cuidam – Enlaces entre Pessoas e Acervos”, em comemoração aos 10 anos do Programa. Fotografias, vídeos e parte do acervo cuidado pelos atendidos foram expostos nas galerias da Biblioteca Central. A exposição também foi um projeto de extensão envolvendo estudantes e profissionais de diversas áreas da UnB.

  • 05/12/17 – 8ª equipe inclusiva contratada (AGU)

A Advocacia-Geral da União – AGU contratou os serviços da 8ª Equipe inclusiva de trabalho apoiado da APAE-DF. Quatro profissionais com deficiência e um instrutor foram admitidos para atuar na conservação de livros da Biblioteca da Escola da AGU.

  • 19/01/18 – 9ª equipe inclusiva contratada (MJ)

O Ministério da Justiça contratou os serviços de 9ª equipe de trabalho Apoiado da APAE-DF na área de higienização de livros e documentos. Inicialmente, seis pessoas com deficiência qualificadas pela APAE/DF e um instrutor apoiador foram contratados para atuar como higienizadores do acervo bibliográfico da biblioteca do MJ.

  • 03/04/2018 – 2º evento de certificação do Arquivo Nacional

Em evento realizado no Salão Negro do Ministério da Justiça (MJ), o Arquivo Nacional (AN) do MJ e a APAE-DF celebraram a certificação de 65 profissionais do Curso de Capacitação em Conservação Preventiva de Acervos Documentais, entre pessoas com deficiência, instrutores e professores. O então ministro da justiça, Torquato Jardim, entregou pessoalmente os diplomas aos formandos e deu o tom da cerimônia. “É uma celebração da certeza e da esperança. É um gesto, dos professores e dos instrutores, de superação de si próprio na educação e na oferta de um futuro novo aos recém-diplomados. Esta é a função essencial da sociedade civil, em parceria com o Estado, prover melhores oportunidades a todos”, justificou.

  • 25/10/2018 – 5º evento de certificação na UnB

Vinte e um participantes da turma do Programa de Conservação de Bens Culturais da APAE-DF receberam suas certificações em cerimônia realizada no auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde (FS). O evento contou com a presença massiva de familiares e amigos dos estudantes, além de representantes das instituições envolvidas.