Duas imagens sobrepostas mostram uma beneficiária da APAE utilizando uma mesa de tecelagem numa sala de artesanato e um beneficiário cuidando de plantas num viveiro. Junto aparece o nome do programa "APAE Bem Viver".

O “APAE Bem Viver” é um conjunto de ações sócio-ocupacionais que visam favorecer a qualidade de vida de pessoas com deficiência intelectual em processo de envelhecimento ou que, mesmo mais jovens, apresentam maiores comprometimentos biopsicossociais.

O objetivo das atividades é desenvolver, recuperar ou manter habilidades importantes para as ações do dia-a-dia, reduzindo a dependência em relação a familiares ou terceiros e ampliando a autonomia para que possam: alimentar-se, organizar o próprio espaço, comunicar-se, cuidar da própria higiene e aparência, exercitar-se e realizar trabalhos artesanais que possam complementar a renda ou gerar conforto terapêutico. Ou seja, as ações visam promover o bem estar geral, favorecendo as saúdes física, mental e social.  

O Bem Viver surgiu em 2003, tendo como referência inicial as Oficinas Protegidas Terapêuticas (previstas no Artigo 35, § 5º, do Decreto 3.298/99), que também objetivam desenvolver a autonomia e a independência da clientela selecionada para as atividades da vida diária e vida prática. Dentro da APAE-DF, a proposta foi se aperfeiçoando ao longo do tempo e ajustando sua metodologia conforme a experiência acumulada com as pessoas com deficiência e suas famílias.

Nas unidades da Associação, o público do Apae Bem Viver participa de atividades articuladas nos campos da educação e da assistência social, envolvendo diversas oficinas e projetos integrados com a mesma perspectiva de gerar a maior independência possível para ações do dia a dia.