Duas imagens sobrepostas mostram profissionais qualificados pela APAE trabalhando num loja de quadros e num laboratório de conservação de livros. Junto aparece o nome do programa "APAE Emprego".

Para que a pessoa com deficiência consiga um trabalho, não basta apenas que ela esteja qualificada na prática. A conquista de um emprego formal continua sendo um desafio, tanto por questões relacionadas ao preconceito, como pela escassez de vagas no mercado.

Pensando nisso, a APAE-DF mantém uma equipe de profissionais que auxilia as pessoas com deficiência já qualificadas a assimilarem outros conhecimentos também importantes para a conquista de uma colocação. Trata-se da equipe do “Apae Emprego”, constituída por professores cedidos pela parceria com a Secretaria de Educação do DF, que atuam com o público já indicado ao mundo do trabalho. 

Além do amparo educacional na fase de inclusão propriamente dita, a equipe também faz o acompanhamento profissional de quem já conquistou um emprego, auxiliando em situações de dificuldade, intermediando questões de conhecimento e noções de acessibilidade, reduzindo os riscos de demissão.

A equipe do Apae Emprego realiza as seguintes atividades:

  • Avaliação de oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, considerando as exigências cognitivas e práticas;
  • Conscientização do empresariado para a oferta de novas vagas compatíveis com as necessidades de PCDs;
  • Oferta do curso “Meu 1º emprego”, com orientações finais aos indivíduos que estão prestes a ingressar no mundo do trabalho.
  • Preparação da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla para as entrevistas de emprego e seu acompanhamento;
  • Assessoramento do empresariado para a promoção de acessibilidade no ambiente de trabalho e nas eventuais dificuldades durante o processo de inclusão;
  • Acompanhamento e assessoramento da pessoa com deficiência e sua família durante sua adaptação ao novo emprego (presenciais e/ou à distância).

Conforme a oferta de vagas existente no mercado, a inserção pode ocorrer em três possíveis modalidades:

  • Emprego Aberto: a pessoa com deficiência já qualificada é inserida como qualquer profissional, individualmente, sem a necessidade de apoios permanentes, exceto o acompanhamento do próprio SIAP.
  • Emprego com Apoio: a pessoa com deficiência já qualificada é contratada (individualmente ou em grupo) conjuntamente com um profissional orientador, responsável por dar os comandos e garantir ritmo ao trabalho.
  • Trabalho Autônomo: a pessoa com deficiência passa a trabalhar por conta própria, como trabalhador autônomo, como integrante de uma empresa caseira ou mesmo em uma cooperativa.