Duas imagens sobrepostas mostram um beneficiário da APAE desenhando numa folha de papel com um lápis colorido e uma beneficiária digitando algo num computador. Junto aparece o nome do programa "APAE Acadêmico".

O Apae Acadêmico é um conjunto de ações que visa disponibilizar e desenvolver conhecimentos acadêmicos que não foram recebidos pela pessoa com deficiência ao longo da vida ou que não foram bem assimilados durante sua experiência escolar.

Conduzido por professores viabilizados por uma parceria com a Secretaria de Educação do DF, o Apae Acadêmico trabalha conhecimentos que são importantes para a participação de pessoa com deficiência intelectual na sociedade, favorecendo inclusive sua inserção no mundo do trabalho.

Para desenvolver aspectos do saber como a linguagem, raciocínio lógico/matemático e o desenvolvimento das chamadas inteligências múltiplas, a equipe utiliza ferramentas como as da informática educativa, lousa interativa, projetos de esporte, de arte, entre outros.

Lembrando que o Apae Acadêmico não atua com o público que ainda esteja frequentando  a rede regular de ensino, mas só com PCDs que não tiveram acesso a qualquer ensino formal ou que já concluíram seus estudos e continuam apresentando carências acadêmicas relevantes.

São ações desenvolvidas:

  • Alfabetização adaptada;
  • Letramento adaptado;
  • Estimulação Cognitiva por meio da informática;
  • Estimulação Cognitiva por meio da Arte;
  • Estimulação Cognitiva por meio do Esporte
  • Projetos especiais