Para que a pessoa com deficiência consiga um trabalho, não basta apenas que ela esteja qualificada na prática. A conquista de um emprego formal continua sendo um desafio, tanto por questões relacionadas ao preconceito, como pela escassez de vagas no mercado.
Pensando nisso, a APAE-DF mantém uma equipe de profissionais que auxilia as pessoas com deficiência já qualificadas a assimilarem outros conhecimentos também importantes para a conquista de uma colocação. Trata-se da equipe do “Apae Emprego”, constituída por professores cedidos pela parceria com a Secretaria de Educação do DF, que atuam com o público já indicado ao mundo do trabalho.
Além do amparo educacional na fase de inclusão propriamente dita, a equipe também faz o acompanhamento profissional de quem já conquistou um emprego, auxiliando em situações de dificuldade, intermediando questões de conhecimento e noções de acessibilidade, reduzindo os riscos de demissão.
A equipe do Apae Emprego realiza as seguintes atividades:
- Avaliação de oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, considerando as exigências cognitivas e práticas;
- Conscientização do empresariado para a oferta de novas vagas compatíveis com as necessidades de PCDs;
- Oferta do curso “Meu 1º emprego”, com orientações finais aos indivíduos que estão prestes a ingressar no mundo do trabalho.
- Preparação da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla para as entrevistas de emprego e seu acompanhamento;
- Assessoramento do empresariado para a promoção de acessibilidade no ambiente de trabalho e nas eventuais dificuldades durante o processo de inclusão;
- Acompanhamento e assessoramento da pessoa com deficiência e sua família durante sua adaptação ao novo emprego (presenciais e/ou à distância).
Conforme a oferta de vagas existente no mercado, a inserção pode ocorrer em três possíveis modalidades:
- Emprego Aberto: a pessoa com deficiência já qualificada é inserida como qualquer profissional, individualmente, sem a necessidade de apoios permanentes, exceto o acompanhamento do próprio SIAP.
- Emprego com Apoio: a pessoa com deficiência já qualificada é contratada (individualmente ou em grupo) conjuntamente com um profissional orientador, responsável por dar os comandos e garantir ritmo ao trabalho.
- Trabalho Autônomo: a pessoa com deficiência passa a trabalhar por conta própria, como trabalhador autônomo, como integrante de uma empresa caseira ou mesmo em uma cooperativa.