Na tarde da última terça-feira (26/9), a APAE-DF realizou uma partida de futsal que marcou o início de uma nova parceria entre a Associação e o Instituto BRB (IBRB), tudo em benefício de jovens com deficiência intelectual. O evento foi realizado na quadra comunitária da 713 Norte de Brasília, envolvendo quatro times, sendo três formados por aprendizes da associação e um formado por amigos e colaboradores da APAE.
“No mês em que comemoramos o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, essa nova parceria surge como mais um incentivo para o desenvolvimento, a visibilidade e a inclusão deste público na sociedade, tendo o esporte como grande incentivador”, afirma Diva Marinho, presidente da APAE-DF.
Selecionado em primeiro lugar pelo edital do IBRB 2022 para ações esportivas beneficentes (veja aqui), o Projeto de Futsal da APAE-DF já favorece o bem-estar integral e as habilidades esportivas dos beneficiários da instituição, que são atendidos pelas unidades da Asa Norte, Guará, Ceilândia e Sobradinho.
Por meio da parceria, o Instituto BRB financiou a aquisição de uniformes, medalhas e outros itens esportivos que serão utilizados nas atividades conduzidas pela Associação. Inicialmente, a aulas de futsal estão favorecendo aprendizes já matriculados nas unidades da APAE-DF, mas devem envolver outros públicos futuramente.
“Somaremos entre 30 e 40 jovens com deficiência participando deste projeto ainda em 2022 e as aulas seguirão sendo realizadas de forma itinerante, nas quadras públicas da cidade, até que tenhamos um espaço próprio mais adequado”, afirmou o professor Magno, responsável pelas atividades.
O projeto também conta com a colaboração da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), uma vez que os professores de educação física que atuam na APAE-DF são cedidos pelo governo, por meio de um Acordo de Cooperação. Doações da comunidade também garantem algumas despesas complementares do projeto.
Dentre os jovens favorecidos pela iniciativa, alguns já estão selecionados para representar o DF na 23ª edição das Olímpiadas Especiais das APAEs, que será realizada de 05 a 10 dezembro, em Aracajú (SE), reunindo times de todo o país.
Sobre a APAE-DF
Fundada em 20 de agosto de 1964, A APAE/DF é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que atende jovens, adultos e idosos com deficiências intelectual e múltipla das diversas regiões administrativas do Distrito Federal. Promove ações de educação profissional, inclusão no trabalho, atendimentos Sócio-ocupacional e atividades acadêmicas, de arte, esporte, cultura e lazer. A instituição beneficia cerca de 460 aprendizes anualmente em suas unidades de Brasília, Guará, Ceilândia e Sobradinho, além de acompanhar outros jovens inseridos no mundo do trabalho. Todas as atividades oferecidas pela APAE/DF são gratuitas e custeadas por meio da contribuição de sócios, doações da comunidade, realização de campanhas e eventos. A entidade também possui parcerias com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (para a cessão de professores) e com a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (custeio de parte das despesas com aprendizes). Há também outras parcerias específicas e/ou esporádicas empresas e outras instâncias dos poderes públicos.
Mais em: https://apaedf.org.br/quem-somos/
Sobre o Instituto BRB
Criado em 1997, o Instituto BRB (IBRB) é uma organização dedicada à transformação da sociedade por meio da inclusão e da cidadania. Seu objetivo é ajudar pessoas e atender parceiros, disponibilizando recursos e insumos a quem não tem acesso. Por meio de programas sociais e ambientais com o foco voltado para as boas práticas de governança, o IBRB busca levar dignidade e oportunidades a quem precisa e busca cuidar da preservação do meio ambiente.
Mais em: https://institutobrb.org.br/