Nesta semana, de 06 a 10 de fevereiro, a APAE-DF suspendeu seus atendimentos para realizar seu Encontro Pedagógico e de Assistência Social 2023. O evento prepara os colaboradores da Associação para as atividades do ano, especialmente para os atendimentos de pessoas com deficiência intelectual e múltipla nos campos da educação e da Assistência social. O encontro antecede a retomada dos atendimentos integrais da associação, que começam no próximo dia 13 de fevereiro.
Os dois primeiros dias do encontro foram realizados na Asa Norte, no auditório gentilmente cedido pela OAB-DF, em sua sede localizada na 516 Norte.
Já na manhã de segunda (6/2), os colaboradores da APAE-DF puderam conhecer os membros da nova diretoria da Associação, eleita para a gestão de 2023 a 2025. A presidente Maria Helena Alcântara e o vice-presidente José Quintas falaram em nome do grupo, apresentando as perspectivas do novo triênio.
Em seguida, sob o comando dos coordenadores gerais Kelly Assunção (Educação) e Lemuel França (Assistência Social), foram apresentados os demais gestores e equipes das unidades da APAE-DF, que passaram a contar com novos integrantes a partir de 2023.
Palestrantes convidados também compartilharam seus conhecimentos e contribuíram de forma voluntária com o Encontro.
O Dr. Eduardo Barbosa – médico, político, ex-deputado federal e ativo colaborador da Rede APAE – apresentou o tema “Educação ao Longo da Vida”, convidando ainda a Dra. Bruna Morato para contribuir – em transmissão online – com a palestra.
A psicóloga e pedagoga Flaviana Martins falou sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), trazendo orientações sobre o processo de inclusão de pessoas com deficiência intelectual que também lidam com os desafios do autismo.
Na terça (7/2), o encontro foi iniciado com uma palestra do Assessor de Políticas Públicas da APAE-DF, Pedro Matias, que trouxe reflexões sobre diversidade, aceitação e respeito, especialmente sobre pessoas LGBTQIAPN+.
Ainda na manhã de terça, o professore da UnB e pesquisador Everton Pereira falou sobre a autonomia de pessoas com deficiência, trazendo inclusive dados coletados no período da pandemia com a participação de pessoas favorecidas pela Rede APAE.
O segundo dia de palestras foi concluído com a apresentação da nova organização dos atendimentos da APAE-DF, conduzidos pelos coordenadores Kelly Assunção e Lemuel França. Eles mostraram as novas nomenclaturas dos programas e serviços da entidade, além de apresentaram as novas ações da equipe interdisciplinar da entidade, que terá uma presença mais ativa nas unidades da Associação na Asa Norte, Ceilândia, Guará e Sobradinho.
A programação para os dias 08, 08 e 10/2 envolve o fechamento dos planos de atendimento, organização dos espaços e reuniões de equipes para a recepção dos atendidos da APAE a partir do dia 13/02.