Desde as últimas mudanças na legislação brasileira que tratam do combate à corrupção e incentivo à ética nas relações de trabalho, a APAE-DF vem realizando adaptações em seus processos de gestão para garantir o cumprimento das novas determinações aplicadas às organizações da sociedade civil. O intuito também é favorecer a harmonia entre os colaboradores do Movimento e a causa das pessoas com deficiências intelectual e múltipla.
Neste ano de 2020, por recomendação do Ministério Público do Trabalho (MPT), a Associação também passou a programar algumas ações de conscientização de seus colaboradores sobre temas relacionados à ética nas relações de trabalho. A proposta é tornar contínua a oferta desses conteúdos que favoreçam o convívio entre gestores, voluntários, profissionais, parceiros e beneficiários do Movimento.
A primeira ação neste sentido foi uma palestra realizada no dia 20 de novembro de 2020 sobre “Os Aspectos Psicológicos do Assédio Moral”, acatando tema recomentado pelo MPT. Por conta da pandemia de Covid-19, a palestra foi realizada de forma remota, por meio da plataforma Google Meet, sendo ministrada, numa parceria com a Rede Sodexo, pela psicóloga Ana Carolina Santana, do Espaço Humanizar Psicologia e Consultoria.
O vídeo da palestra foi disponibilizado no YouTube (veja abaixo), assim como ocorrerá com os demais a serem desenvolvidos e direcionados ao público interno da Associação.
Outras medidas de Integridade!
Como parte das mudanças que vem sendo adotadas desde a gestão de 2017, a APAE-DF já reformulou seu Regimento Interno (veja AQUI!) e criou um novo Código de Ética (Acesse AQUI!), ambos aprovados pela Assembleia Geral da Associação, composta por pais, responsáveis, aprendizes e contribuintes do Movimento Apaeano no Distrito Federal.
Entre outras ações desenvolvidas para reafirmar a integridade do Movimento, a instituição também reformulou seu site institucional, disponibilizando novas páginas para os arquivos de transparência (veja AQUI) e um canal online de ouvidoria (veja AQUI), para o recebimento de denúncias, críticas, sugestões e elogios. Uma nova Instrução Normativa deve regulamentar a nomeação dos membros do Comitê de Ética da Associação que, entre outras atribuições, fica responsável por receber, apurar e emitir parecer sobre as eventuais denúncias envolvendo o nome da APAE-DF.
Todas essas ações conjuntas compõem o Programa de Integridade da APAE-DF, que seguirá sendo desenvolvido com a colaboração de todos os beneficiários, associados e demais colaboradores do nosso movimento.