
O Projeto de Atletismo da APAE-DF nasceu nos anos 2000, fruto de uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB), que gentilmente cedeu sua pista de atletismo no Centro Olímpico da instituição. Desde então, tem se consolidado como um espaço fundamental para a inclusão de pessoas com deficiência intelectual no universo do atletismo paradesportivo profissional.
Idealizado pela professora Andrea Raulino, cedida à APAE-DF por meio da parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal. Além dela, que segue no comando dos treinamentos, o projeto conta com o apoio complementar de outros educadores, além de mães de atletas que atuam no acompanhamento em viagens e competições externas.
O principal objetivo do projeto é proporcionar aos atletas a oportunidade de treinar e competir em eventos esportivos oficiais, aumentando suas chances de conquistar benefícios importantes, como os oferecidos pelos programas “Bolsa Atleta” dos Governos do DF e Federal. Atualmente, cerca de 18 atletas por ano são beneficiados, selecionados entre os atendidos matriculados na APAE-DF.
Os treinamentos ocorrem na sede da APAE-DF e em espaços cedidos por parceiros comprometidos com a inclusão, como a Academia World Gym (Unidade Asa Norte), Academia D’stak Fitness (Unidade Asa Norte), Comando Militar do Planalto (CMP – Exército), Universidade de Brasília e Centro Integrado de Educação Física (CIEF).
O financiamento do projeto é viabilizado por diferentes fontes: além dos parceiros que viabilizam profissionais de treinamento, como a Secretaria de Educação do DF e a Secretaria de Desenvolvimento Social do DF, o projeto também recebe apoio da comunidade por meio de doações financeiras destinadas à compra de materiais e custeio de viagens. Além disso, algumas participações em eventos esportivos são, eventualmente, financiadas por recursos de emendas parlamentares, como os termos de fomento formalizados com o Ministério do Esporte para os anos de 2024 e 2025 por exemplo.
Os atletas da APAE-DF competem regularmente em competições promovidas pela Confederação Brasileira de Desportos para Pessoas com Deficiência Intelectual (CBDI), como o Campeonato Brasileiro de Atletismo, o Open Internacional de Atletismo e a Copa Down de Atletismo. Além disso, participam de competições locais, nacionais e internacionais, incluindo os Trisome Games (Jogos Mundiais de Atletismo Down). A cada três anos, os atletas também representam a APAE-DF nas Olimpíadas Especiais das APAEs, promovidas pela Federação Nacional das APAEs em diferentes estados do Brasil.
O Projeto de Atletismo da APAE-DF é mais do que um programa esportivo – é um caminho de inclusão, superação e realização para seus participantes. Com o apoio de parceiros e da comunidade, seguimos transformando vidas por meio do esporte!