You are currently viewing APAE-DF completa 56 anos de história em favor de pessoas com deficiência

APAE-DF completa 56 anos de história em favor de pessoas com deficiência

Mesmo com atividades presenciais suspensas em fundação da pandemia, a Apae do Distrito Federal (APAE-DF) completa 64 anos de história comemorando uma trajetória de muitas superações e conquistas.

Foi em 20 de agosto de 1964 que a Associação (ainda chamada APAE Brasília) teve sua fundação registrada numa sala do gabinete de psicologia da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Foi justamente na véspera da 1ª Semana Nacional do Excepcional (atualmente chamada de Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla)

A criação de uma APAE em Brasília foi uma reivindicação de famílias de pessoas com deficiência que já necessitavam do apoio de instituições filantrópicas, uma vez que as estruturas da nova capital ainda estavam em construção. Desde então, por estar situada numa unidade federativa relativamente pequena, a APAE-DF passou a assumir, conjuntamente, o status equivalente de Federação Estadual, sendo a 153ª Associação a registrar sua filiação junto a Federação Nacional das APAEs.

Apesar de fundada quatro anos após a inauguração de Brasília, a APAE-DF não começou sua história realizando atendimentos diretos a pessoas com deficiência. Sem uma sede própria, o trabalho da Associação era o de atuar na defesa de direitos, captar recursos para projetos temporários – inclusive em favor de outras instituições congêneres, como a Pestalozzi – e promover reuniões itinerantes entre familiares para a troca de experiências e aconselhamentos.  Por 25 anos, esses foram os principais focos da entidade, embora o movimento já percebesse a necessidade de mudanças, diante da crescente demanda por atendimentos especializados na cidade. Em 1989, porém, a Associação iniciou seus atendimentos diretores a partir de uma parceria com a Secretaria de Educação do DF e pode viabilizar seus atuais programas de referencia.

Ao longo de quase seis décadas, as ações de mobilização social e atendimento especializado foram se construindo a partir das próprias demandas do público atendido, reafirmando alguns objetivos prioritários como a educação profissional, a inclusão laboral, a autonomia e a qualidade de vida.

Conheça mais detalhes sobre a história do nosso movimento, neste link:

www.apaedf.org.br/historia