Na manhã desta terça-feira (25/6), em uma cerimônia à margem do Lago Paranoá, a APAE-DF lançou seu mais novo projeto: “Remando Juntos com a Apae”. Com a participação de autoridades, parceiros e membros da comunidade, o evento marcou o início de uma iniciativa que favorece centenas de pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
O projeto “Remando Juntos com a Apae” é resultado de uma parceria financeira com a empresa Bauminas, por meio da Fundação Bauminas, e conta com o apoio operacional da Escola de Canoagem Fernanda Rachid. A iniciativa foi viabilizada por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, com autorização do Ministério do Esporte.
O objetivo do projeto é proporcionar aos 480 atendidos da APAE-DF a oportunidade de praticar canoagem, esporte que oferece benefícios físicos, mentais e emocionais. As aulas serão realizadas na Escola de Canoagem Fernanda Rachid, localizada no Clube da ASSTJ, no Setor de Clubes Sul, Trecho 01.
O projeto atenderá jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual e múltiplas das unidades da APAE-DF da Asa Norte, Guará, Ceilândia e Sobradinho. As aulas ocorrerão todas as terças e quintas, nos períodos da manhã e da tarde, com turmas de até 20 pessoas por turno, e cada atividade terá a duração de duas horas e meia. O projeto terá duração total de 10 meses.
Durante a apresentação de lançamento, a Diretora Social da APAE-DF, Dione Dantas, destacou a importância do projeto e agradeceu aos parceiros. “Este projeto não poderia vir em melhor momento, pois estamos comemorando 60 anos de fundação da APAE-DF no próximo mês de agosto. A prática da canoagem trará não apenas benefícios físicos, mas também promoverá a socialização e o bem-estar de nossos atendidos. Agradecemos sinceramente ao Ministério do Esporte, à empresa Bauminas, à Fundação Bauminas e à Escola de Canoagem Fernanda Rachid por acreditarem e investirem neste sonho”, afirmou.
A cerimônia contou com a presença de representantes do Ministério do Esporte, do Secretário Especial da Pessoa com Deficiência do GDF, Sr. Flávio Santos, e de representantes da Escola de Canoagem Fernanda Rachid, liderados pela própria Fernanda, além de familiares e amigos dos atendidos pela APAE-DF. Todos celebraram juntos o início de uma nova etapa de inclusão e desenvolvimento para a comunidade atendida pela instituição.
A APAE-DF, com este projeto, reafirma seu compromisso de promover a inclusão e a qualidade de vida das pessoas com deficiência, buscando sempre novas maneiras de contribuir para o desenvolvimento integral de seus atendidos. “Remando Juntos” é mais uma demonstração de força de união entre sociedade civil, iniciativa privada e governo em prol de um futuro mais inclusivo e justo.