No último dia 7 de agosto, a APAE-DF e o Arquivo Nacional (AN) retomaram a parceria para capacitação profissional de pessoas com deficiências intelectual e múltipla. A ação, interrompida desde 2020 em função da pandemia, visa promover qualificação profissional na área de preservação de documentos, educação em arquivos e ações básicas de processamento técnico de acervos.
Para além do benefício de inclusão social da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, o acordo tem como objetivo a disseminação de conhecimento arquivístico, imprescindível para ajudar a sociedade a preservar o seu patrimônio cultural. Um grupo com cerca de 10 atendidos da Associação abriram as turmas em três frentes de capacitação.
A parceria
A parceria entre o AN e a APAE-DF foi iniciada em 2008, na qual o AN figura como um dos colaboradores no Programa de Conservação de Bens Culturais para a qualificação profissional de instrutores e atendidos da APAE. A iniciativa já certificou mais de 60 beneficiários ao longo desses anos. Muitos dos atendidos treinados no programa foram contratados em instituições públicas e privadas do DF, contribuindo para o aumento da renda de suas famílias. O programa começou trabalhando basicamente com higienização de acervos, mas a novidade para este novo acordo é o acréscimo de treinamento em ações básicas relacionadas à Preservação Digital e ao Processamento Técnico dos Acervos.
Fonte: Texto e fotos publicados no site do Arquivo Nacional
Com atualizações da APAE-DF