O Conselho de Trabalho, Emprego e Renda do Distrito Federal (CTER-DF) passou a reconhecer a APAE-DF como uma entidade qualificadora do Distrito Federal. O registro da Associação como instituição que promove ações de educação profissional para geração de trabalho, emprego e renda foi aprovado ainda no final de 2021, com efeitos válidos a partir deste ano de 2022.
Com o reconhecimento, a APAE-DF amplia suas possibilidades de parcerias com o governo para as ações de formação e inclusão profissional de pessoas com deficiências intelectual e múltipla, seu principal público beneficiário. A propósito, dentre as entidades que compõe atualmente a Rede Qualificadora do DF, a Associação é a primeira com trabalho voltado à comunidade com deficiência.
O registro seguiu os procedimentos do Edital de Cadastramento de Entidades Qualificadoras do Distrito Federal nº 001, de 07 de abril de 2021, sendo finalizado com a análise e votos favoráveis do CTER-DF em reunião realizada no dia 23 de novembro de 2021.
Até o momento, a Rede Qualificadora do DF está composta por 47 entidades com registros já homologados. Segundo a Secretaria do Trabalho, a criação da Rede tem o intuito de fortalecer e integrar as políticas públicas de trabalho, emprego e renda do Distrito Federal, propiciando assim a melhoria dos cursos de qualificação profissional, seguindo as diretrizes da Política Distrital de Qualificação Social e Profissional – PDQ, conforme Decreto nº 41.551, de 02/12/2021, e a Portaria regulamentadora da SETRAB nº 69 de 05/04/2021
Saiba mais no site da Secretaria do Trabalho: