Neste sábado (16), o Programa de Conservação de Bens Culturais da APAE-DF completa 15 anos de existência. Lançado em 16 de outubro de 2006, o programa promove a qualificação e a inclusão profissional de pessoas com deficiências intelectual e múltipla nas áreas de higienização e conservação de livros e documentos.
A iniciativa da APAE-DF foi viabilizada após uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB), que cedeu seu acervo e parte da estrutura da Biblioteca Central para a criação da primeira oficina de qualificação na área. Posteriormente, o programa passou a contar com um segundo espaço de formação no Arquivo Nacional (2008), voltando a conservação preventiva de documentos, e com um Laboratório montado na própria sede da Associação, na Asa Norte de Brasília (2014).
“Esse programa foi um diferencial dentro do Movimento Apaeano, pois abriu uma esperança para pessoas com deficiência que não tinham perspectivas de inclusão no mundo do trabalho”, afirma Diva da Silva Marinho, presidente da APAE-DF.
Após qualificados, a inserção profissional dos beneficiários do programa se dá por meio da formação das equipes de prestação de serviço apoiado. Trata-se de um desdobramento da modalidade de emprego apoiado, onde um grupo de pessoas com deficiência é contratado em conjunto com um instrutor/apoiador (sem deficiência), igualmente preparado e admitido para compor a equipe.
A primeira equipe inclusiva foi contratada em 2008 para atuar na Câmara dos Deputados. Em seguida, vieram as equipes formadas para atuação no Senado Federal (2010), no STF (2011), no MRE (2011), no INEP (2013), no TSE (2013), no STJ (2015), na AGU (2017) e no Ministério da Justiça (2018).
Para comemorar o aniversário, a equipe da APAE-DF preparou um canal exclusivo no YouTube (CLIQUE AQUI), onde estão reunidas diversas reportagens feitas pela imprensa ao longo do desenvolvimento do programa e onde serão postados, ao longo deste mês, novos vídeos com depoimentos em referência aos 15 anos.
O primeiro vídeo comemorativo conta justamente a história do programa, sendo narrado por dois atuais aprendizes em fase de qualificação. Confira abaixo:
Para saber mais detalhes desta história, confira a página do programa no site da APAE-DF: CLIQUE AQUI!
A Associação agradece e parabeniza a todos os profissionais, parceiros, familiares e pessoas com deficiência que participaram da construção do programa e que fizeram esses 15 anos de sucesso!