Saiu no METRÓPOLES (VEJA AQUI!)
A influencer Vitória Mesquita, 22 anos, comemora uma conquista pouco usual: após a brasiliense mobilizar as redes sociais e levantar a campanha chamada #atualizagoogle, a empresa modificou o resultado da pesquisa para o termo “síndrome de Down”. Antes da campanha impulsionada pela jovem, a busca classificava a trissomia do cromossomo 21 como “doença” e, agora, apresenta-a como “condição genética”.
“Imagine um jovem que fazia pesquisa sobre a condição de um colega de classe com Down e lê que ele é uma pessoa doente e com distúrbio? Ou mesmo uma mãe à espera de uma criança com síndrome de Down imaginar que terá um filho doente e que a culpa seria dela? As informações, como estavam na plataforma, levavam algumas pessoas a pensarem dessa forma”, descreveu a influencer. “Além de criar um estereótipo falso, ainda gerava capacitismo, ao fazer com que a sociedade veja essas pessoas como menos capazes.”
De acordo com o Google, os dados que constam neste quadro da busca são extraídos de plataformas da área médica. A jovem, então, criou a página em parceria com sua irmã, a comunicóloga Luiza Mesquita, 26 anos. Atualmente, a conta possui mais de 10 mil seguidores.
“Criei este blog junto com minha irmã porque quero ensinar e contar mais sobre a minha vida”, diz Vitória. “Só quero fazer o melhor para todos. Assim, as pessoas podem lutar contra o preconceito, contra capacitismo, contra o bullying”.
Luiza explica que a ideia surgiu com o objetivo de estimular a criatividade e a autoestima de Vitória durante a pandemia e, ao mesmo tempo, desmistificar a síndrome de Down de forma leve e profissional.
Luta continua
Na visão de Vitória, ainda há longo um caminho a ser percorrido para se alcançar a igualdade no Distrito Federal. As principais dificuldades enfrentadas são a ausência de oportunidades no mercado de trabalho e a falta de conhecimento, que impede que pessoas com síndrome de Down sejam consideradas como indivíduos com características e capacidades únicas.
———————————————————-
Veja a matéria completa do Metrópoles AQUI!
Siga o perfil de Vitória Mesquita: www.instagram.com/hey.vitti
APAE-DF parabeniza a conquista pessoal de Vitória Mesquita, que também é aprendiz da Unidade sede da Associação, na Asa Norte. É um orgulho ter você integrando o nosso movimento, assim como tantas outras pessoas com deficiência cheias de iniciativa e talento. Parabéns!