Na manhã desta quinta-feira (22), a Câmara Legislativa do Distrito Federal prestou sua homenagem aos 60 anos da APAE-DF, em uma sessão solene com a presença de autoridades, representantes da APAE-DF e comunidade.
A sessão foi proposta pelo deputado distrital João Cardoso, que destacou a importância da instituição, refletindo sobre suas seis décadas de serviço à comunidade: “Eu tenho 58 anos e a APAE-DF já tem 60 anos. Imaginem quantos serviços foram prestados nessas seis décadas”, comentou. Em seu discurso, João Cardoso também compartilhou sua experiência pessoal com pessoas com deficiência, mencionando que convive de perto com as alegrias e desafios dessa realidade por ter familiares excepcionais.
Representando a diretoria da APAE-DF, Glória Maria Dias Leite, diretora de ação interdisciplinar da APAE-DF, sintetizou a missão da instituição ao declarar: “A APAE-DF sempre foi mais do que uma instituição; ela é um movimento de inclusão, de transformação e de esperança. Ao longo dessas seis décadas, temos trabalhado incansavelmente para promover a assistência social e o atendimento educacional especializado, sempre com o objetivo de ampliar a autonomia, a participação na sociedade, no mundo do trabalho e a qualidade de vida daqueles que atendemos”.
Évila Cristina dos Reis, autodefensora suplente da APAE-DF, expressou sua gratidão pela instituição, ressaltando seu papel transformador em sua vida. “É muito gratificante estar aqui hoje para falar sobre a importância da APAE na minha vida. É uma forma de refúgio, um lugar onde posso ser eu mesma, me sentindo protegida e acolhida. Eu amadureci muito na APAE, me transformei em outra pessoa. Lá descobrimos nossos potenciais e aprendemos a superar obstáculos. Cada conquista me mostrou que sou capaz de ir além das minhas limitações”, afirmou Évila.
Eduardo Brandão, que representou os pais das pessoas com deficiência atendidas pela APAE-DF, destacou o papel essencial da instituição. “A APAE faz aquilo que o estado não consegue fazer. Por isso, ela precisa ser tratada de forma respeitosa, carinhosa e cuidadosa”, enfatizou. Ele também compartilhou uma importante lição aprendida com as pessoas excepcionais: “Os especiais nos ensinam a sermos mais humanos”.
A subsecretária de Educação Inclusiva e Integral do Distrito Federal, Vera Lúcia Ribeiro de Barros, falou sobre a importância da APAE para a educação especial. “A APAE é uma instituição importante para a nossa Secretaria de Educação, pois a educação especial está integrada com a educação inclusiva. É a partir da educação especial que o estudante pode caminhar para a inclusão, tendo algumas de suas dificuldades resolvidas e com um desenvolvimento grande de suas potencialidades”, afirmou.
Aproveitando a cerimônia, a Câmara Legislativa também conferiu moções de louvor para alguns representantes da Associação, incluindo atendidos, familiares e profissionais do movimento.
A APAE-DF segue sua trajetória de seis décadas com a missão de transformar vidas e promover a inclusão, reafirmando seu compromisso com as pessoas com deficiência e suas famílias no Distrito Federal.