Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

APAE-DF lança novo vídeo institucional e abre comemorações pelos 55 anos da Associação

Prestes a completar seus 55 anos de fundação, comemorados no dia 20 de agosto, a APAE-DF apresenta seu novo vídeo institucional, que reafirma o trabalho inclusivo realizado em prol de pessoas com deficiências intelectual e múltipla no Distrito Federal. Intitulado “Eu Posso, Eu Faço, Eu Sou”, o vídeo, já disponível no canal da instituição no YouTube, valoriza o caráter inclusivo da Associação, destacando seu Programa de Educação Profissional e Inserção no Trabalho.

 

Produzido e narrado pelo jornalista Paulo José Cunha, o vídeo mostra os espaços de atendimento da associação e casos bem-sucedidos de inclusão profissional e de desenvolvimento de autonomia, a partir dos depoimentos de aprendizes, profissionais inseridos, professores, voluntários e parceiros. Os sonhos relatados por alguns beneficiários servem de ponto de partida para apresentar a metodologia de trabalho da associação, que valoriza as potencialidades da pessoa com deficiência e as utiliza como referência para desenvolver suas habilidades e traçar caminhos possíveis de inclusão e melhoria da qualidade de vida.

Fundada em 1964, a APAE-DF iniciou sua história em Brasília promovendo reuniões entre pais e familiares para troca de experiências e acolhimento mútuo, além de ações de mobilização para defesa de direitos negados às pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Mas a primeira sede da entidade só foi conquistada 25 anos depois, em 1989, quando foram iniciados os atendimentos diretos da entidade, já priorizando o público a partir dos 14 anos e o foco principal na educação profissional para inclusão no mundo do trabalho.

Atualmente, a APAE-DF conta com quatro espaços exclusivos de atendimento, localizados em Brasília (sede), Guará, Ceilândia e Sobradinho, além de promover ações complementares em instalações cedidas por parceiros e em espaços públicos do DF. Ao todo, a Associação favorece cerca de 800 pessoas com deficiência intelectual ou múltipla por ano, sejam como aprendizes de suas unidades, sejam como profissionais acompanhados no mundo do trabalho. Além da Educação Profissional, a APAE-DF também oferece atendimentos em Centro-Dia para quem não possui perfil para o mercado de trabalho e ações complementares de desenvolvimento acadêmico, saúde, arte, esporte e lazer.

O novo vídeo da Associação foi financiado com recursos oriundos do certificado filantrópico “Capital de Prêmios”, promovido pela parceria entre a Invest Capitalização e a Federação Nacional das APAEs (Apae Brasil), e que financia projetos da APAE no Distrito Federal.

Link para o vídeo direto no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=a7NM4XqE9tM&t

 

Endereço:
SEPN 711/911 Conjunto E • Brasília • DF
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(61) 21010460