Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Roseani e Kaio Lucas são eleitos os novos autodefensores da APAE-DF

Caroline e Gustavo serão os suplentes na gestão de 2020 a 2023!

Os aprendizes da APAE-DF definiram seus novos autodefensores para a gestão de 2020 a 2022. A eleição foi realizada nesta quinta-feira (19), simultaneamente nas quatro unidades da Associação, localizadas em Brasília (sede), Ceilândia, Guará e Sobradinho.

Roseani Cristo (Unidade Guará - reeleita) e Kaio Lucas (Unidade Asa Norte) foram os mais votados e assumem como titulares da Autodefensoria. Já Caroline (Asa Norte) e Gustavo (Sobradinho) foram os segundos mais votados e assumem como suplentes. Os quatro tomam posse em janeiro de 2020, juntamente com a nova diretoria executiva que ainda será eleita no dia 28 de novembro. 

Vejam os resultados da apuração:

Vejam como foram as votações nas Unidades: 

Acima: Votação na Unidade de Sobradinho

Acima: Votação na Unidade do Guará

Acima: Votação na Unidade de Ceilândia

Acima: Votação na Unidade da Asa Norte

A eleição contou com oito candidatos, sendo quatro homens e quatro mulheres. Conforme Estatuto da APAE, a autodefensoria deve ser ocupada por dois aprendizes titulares (sendo um homem e uma mulher) e dois suplentes (sendo um homem e uma mulher). Os mais votados de cada gênero assumem como titulares e os segundos colocados, como suplentes. 

A eleição compreendeu um processo de reuniões realizadas ao longo do mês de setembro. Além das Assembleias para definir os candidatos de cada unidade, também tivemos quatro debates entre os candidatos e os aprendizes da Associação. Tudo foi organizado pela equipe de Atividades Acadêmicas da APAE-DF, com o apoio das demais áreas pedagógicas da Associação. Confira mais algumas fotos do processo: 

Acima: 1º debate realizado em Ceilândia no dia 03/09/19

Acima: 2º debate realizado no Guará no dia 04/09/19

Acima: 3º debate realizado em Sobradinho no dia 11/09/19

Acima: 4º debate realizado na Unidade Sede (Asa Norte) no dia 17/09/19

A eleição de autodefensores integra o Programa Nacional de Autogestão e Autodefensoria, que tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento da autonomia da pessoa com deficiência intelectual e múltipla frente à sua realidade, ampliando sua possibilidade de atuar influenciando o cotidiano de sua família, da comunidade e da sociedade em geral. O Programa cria espaço institucional para a inserção dos autodefensores na estrutura do movimento, assegurando a participação efetiva da pessoa com deficiência intelectual e múltipla na tomada de decisões.

Conforme o Estatuto Social da APAE-DF, os autodefensores tem as seguintes competências dentro do Movimento Apaeano no Distrito Federal:

  • Defender os interesses da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, sugerindo ações que aperfeiçoem o seu atendimento e a sua participação em todos os segmentos da sociedade;
  • Participar das reuniões da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração, opinando e votando sobre assuntos de interesse da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla;
  • Participar dos eventos promovidos e organizados pelo movimento Apaeano;
  • Votar e ser votado para os cargos da autodefensoria.

Endereço:
SEPN 711/911 Conjunto E • Brasília • DF
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(61) 21010460