Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Nova equipe inclusiva da APAE-DF passa a atuar no Ministério da Justiça

Na última sexta-feira (19), mais uma equipe inclusiva da APAE-DF passou a prestar serviços na área de conservação de bens culturais, cuidando do vasto acervo bibliográfico do Ministério da Justiça. O novo grupo possui sete integrantes, sendo seis pessoas com deficiência intelectual (ex-aprendizes da APAE, agora já profissionais) e um instrutor/apoiador.  

Com o novo contrato de prestação de serviços, a APAE-DF já passa a contar com nove equipe inclusivas atuando na área de higienização e pequenos reparos de livros e documentos, todos por meio da modalidade de trabalho apoiado, onde pessoas com deficiência trabalham (neste caso, em grupo) com o amparo e a condução constantes de um apoiador.

Desde 2006, quando criou seu Programa de Qualificação Profissional em Conservação de Bens Culturais, a APAE-DF já conseguiu preparar e incluir mais de 60 profissionais nesta modalidade de trabalho. A qualificação, conduzida por professores da APAE-DF, ocorre numa oficina montada na biblioteca da Universidade de Brasília, que colabora com o programa desde o início, cedendo seu espaço e acervo bibliográfico, além do apoio técnico de sua equipe. A qualificação também é complementa por outra parceria com o Arquivo Nacional, onde são complementadas as habilidades em conservação de bens culturais.

A primeira equipe inclusiva passou por dois anos de qualificação e teve seus serviços contratados em 2008, pela Câmara dos Deputados. A partir desta primeira experiência, outras equipes foram sendo qualificadas e incluídas profissionalmente no Senado, no STF, no MRE, no INEP, no TSE, no STJ e na AGU.  Com na nova equipe no Ministério da Justiça, mais uma vez, a APAE-DF reafirma o valor do trabalho apoiado como importante alternativa de inclusão profissional de pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

 

Parabéns e muito sucesso aos novos profissionais!!

Endereço:
SEPN 711/911 Conjunto E • Brasília • DF
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(61) 21010460