Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

APAE-DF reinaugura sua Unidade no Guará

Na manhã desta quarta-feira (08/08), a APAE-DF realizou a cerimônia de reinauguração de sua Unidade no Guará. O espaço, localizado na Colônia Agrícola Águas Claras, passou por obras de adaptação que custaram R$ 90 mil aproximadamente.  Os recursos foram doados pela comunidade a partir do Capital de Prêmios, por medidas alternativas da Justiça (TJDFT) e por colaborações diretas de familiares, associados e voluntários. A cerimônia de inauguração contou com a presença de aprendizes, familiares, profissionais, voluntários, parceiros e autoridades.  

VEJA ÁLBUM COMPLETO DE FOTOS: CLIQUE AQUI! 

(Convidados visitaram a unidade para conhecer mudanças) 

Além de uma nova cozinha e refeitório, a Unidade revitalizou suas quadras esportivas, salas de atendimento, recepção e áreas verdes. Os atendimentos ofertados são gratuitos e visam ampliar a autonomia pessoal e a qualidade de vida das pessoas com deficiências intelectual e múltipla, além de favorecer sua formação e inclusão no trabalho.

(Espaço adaptado em cozinha) 

Atualmente, a instituição atende 44 aprendizes com deficiências intelectual e múltipla na unidade, mas a proposta é ampliar esse número com a melhora gradativa da acessibilidade do espaço utilizado na cidade.

 

(Presidente Diva Marinho e Diretor Social Kobe Enes) 

“Desde 1998, a APAE já realiza ações na cidade do Guará. Inicialmente, o nosso trabalho ficou concentrado em algumas salas cedidas pelo Rotary Club da cidade, onde atuamos por 16 anos. Em 2014, porém, conseguimos negociar nossa mudança para este novo endereço onde temos mais espaço para desenvolver as ações em favor de jovens e adultos com deficiências intelectual e múltipla”, disse Diva da Silva Marinho, presidente da Associação.

(A Coordenadora Geral Pedagógica Kelly Assunção também se pronunciou) 

(Mãe de aprendiz da Unidadou falou da importancia do trabalho social da APAE-DF para sua filha) 

(A autodefensoras Roseani Cristo, aprendiz da APAE-DF no Guará, falou em nome dos alunos) 

Apesar de amplo, atual espaço do Guará estava praticamente abandonado antes da chegada da APAE e necessitava de reformas estruturais, obras de acessibilidade e outras adaptações para a recepção do público com deficiência. Um galpão foi revitalizado para os primeiros anos de trabalho e, agora, uma série de adaptações permitiram maior qualidade dos atendimentos, culminando com a reinauguração.  

(Coordenadora da APAE-DF no Guará, prof. Denise Sayeg) 

“Cada dia é um passo e cada passo é uma nova conquista. Por isso, nós agradecemos a todos os nossos parceiros que nos apoiam durante o ano todo e, principalmente, aos nossos pais e aprendizes. A APAE só existe por causa de vocês”, afirmou a professora Denise Sayeg, Coordenadora da Unidade da APAE-DF no Guará.  

( O Sr. Antonio, diretor do Capital de Prêmios, falou sobre a parceria que viabiliou as ações em favor da APAE-DF) 

(Juiz representante do TJDFT/ VEPEMA falou do direcionamento de medidas da justiça em favor de ações do terceiro setor) 

(A representante da Capela/Paróquia que compartilha o mesmo espaço que a APAE-DF no Guará falou das melhorias feita pela APAE no espaço) 

Além do Guará, a APAE-DF possui outras três unidades de atendimentos localizadas na Asa Norte (sede), Ceilândia e Sobradinho.

 

(Globo, Record TV, Band e SBT também cobriram o evento) 

 

(A equipe de profissionais da APAE-DF no Guará) 

 

SOBRE A APAE-DF

 

Fundada em 20 de agosto de 1964, a APAE-DF é uma Associação Privada sem Fins lucrativos que atende, prioritariamente, pessoas com deficiências intelectual e múltipla acima dos 14 anos de idade. A entidade beneficia cerca de 800 pessoas por ano, entre profissionais com deficiência acompanhados no mercado de trabalho (290) e aprendizes ainda em formação nas diversas oficinas da entidade (510). Os atendimentos aos aprendizes são gratuitos e realizados, em sua maioria, em horário integral (8h às 17h). As principais ofertas da instituição são:

 

  • Programa de Educação Profissional para inclusão no trabalho;
  • Programa Socioeducativo (Centro-Dia) para autonomia e qualidade de vida;
  • Programa Acadêmico para a elevação real da Escolaridade e Inclusão digital;
  • Projetos de Arte e Cultura;
  • Projetos de Esporte e Lazer;
  • Serviço de Acompanhamento e Assessoramento no Mundo do Trabalho;
  • Serviço de Atendimento Multiprofissional nas Áreas e Saúde e bem estar;

 

 

As ações sociais da APAE-DF são custeadas por meio de contribuições voluntárias de familiares e amigos (Associados), doações do Capital de Prêmios, contribuições da comunidade (TeleAPAE), promoção de eventos beneficentes, campanhas ou vendas de produtos (doados ou confeccionados pelas oficinas) e por termos de parceria específicos (patrocínios, convênios, etc.) com órgãos do governo, empresas e outras organizações pública ou privadas.

 

Além da sede em Brasília (Asa Norte), a APAE-DF possui outras três unidades de atendimento localizadas em Sobradinho (Quadra 09), Ceilândia (EQNN 6/8) e Guará (Colônia Agrícola Águas Claras).

Endereço:
SEPN 711/911 Conjunto E • Brasília • DF
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(61) 21010460