Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Mundial Down: Atleta da APAE-DF conquista duas medalhas e recorde sul-americano em Portugal

O Movimento Apaeano está muito orgulhoso! Nosso querido atleta Jorge Augusto Farias (o Jorginho) ajudou a Seleção Brasileira a conquistar duas das doze medalhas que o Brasil somou no Campeonato Mundial de Atletismo Down. O evento foi realizado na Ilha da Madeira, em Portugal, com abertura no dia 1/10 e encerramento neste dia 8 de outubro.

Jorginho foi ouro no revezamento 4x400m - prova que trouxe o recorde sul-americano para o Brasil – e conquistou prata no revezamento 4x100m.  Além do esportista da APAE-DF, a seleção brasileira contou com outros 10 atletas que têm a síndrome de Down.

 

Na classificação geral, o Brasil ficou em 4º lugar com suas 12 medalhas, sendo 4 ouros, 5 pratas e 3 bronzes. Nosso país só ficou atrás de Portugal (1º), África do Sul (2º) e Itália (3º), dentre 16 países participantes.

Mais que medalhas para o Brasil, os jovens atletas tiveram a linda experiência de fazer uma viagem internacional, interagir com outras culturas e conhecer as belas paisagens de Portugal. Assim como Jorginho, muitos nunca tinham feito uma viagem para fora do país e, graças aos seus resultados com atletas, conquistaram mais essa vitória tão especial para suas memórias e aprendizado.

Nosso querido Jorginho, com a contribuição financeira de nossos amigos da APAE-DF, conseguiu viajar acompanhado da sua professora e treinadora Andrea Raulino, podendo ter mais equilíbrio nas provas e podendo aproveitar a viagem com maior tranquilidade. As despesas próprias dos atletas foram custeadas pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI) e pela Associação Brasileira de Desportos de Deficientes Mentais (ABDEM), que coordenaram a atuação de toda seleção Brasileira.

Parabenizamos ao nossos Jorginho e a todos os atletas que fizeram tão bonito no Mundial. Parabéns e muito obrigada!!!

Endereço:
SEPN 711/911 Conjunto E • Brasília • DF
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(61) 21010460