Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Deputado e ex-craque do Grêmio, Danrlei visita equipe inclusiva da APAE-DF na Câmara dos Deputados

Nesta terça-feira (21), a Equipe Inclusiva da APAE-DF que atua na Biblioteca da Câmara dos Deputados recebeu uma visita ilustre. O Deputado Federal Danrlei (PSD – RS), ex-craque do Grêmio, veio conhecer o trabalho de higienização de bens culturais que a entidade realiza no acervo da Câmara desde 2008, por meio da modalidade de trabalho apoiado. O parlamentar disse que ainda não conhecia o serviço realizado pela equipe da entidade na Biblioteca e ficou admirado com a dedicação e concentração dos profissionais qualificados e incluídos pela APAE. Na visita, o deputado acabou relembrando seu antigo relacionamento com o Movimento Apaeano, que envolve inclusive a história de sua própria família.

 

“Minha mãe foi uma das diretoras da APAE da minha cidade, Crissiumal, no Rio Grande do Sul, e desde então eu guardo boas memórias e o reconhecimento desse importante trabalho em favor das pessoas com deficiência”, revelou.

 

A visita foi motivada por um convite que o parlamentar recebeu do Senador Romário, para integrar o time de jogadores do “APAE é 11 – Futebol em Favor das Pessoas com Deficiência”, evento beneficente que será realizado no próximo dia 30 de novembro no Bezerrão (Gama).  A programação envolverá, além do amistoso de Romário e seus amigos, diversas outras atrações de música, esporte e arte inclusiva, tudo organizado por voluntários e parceiros da APAE do Distrito Federal.  Os portões do estádio serão abertos ao público às 14h, com entrada mediante a doação de 1kg de alimento não perecível. A programação começa as 15h e segue ao longo da tarde e início da noite, tudo com o objetivo de ampliar a visibilidade do trabalho da APAE em favor das pessoas com deficiência no Distrito Federal.

 

“Já aceitei o convite e será um prazer colaborar com o evento e com o trabalho da APAE no Distrito Federal”, afirmou o parlamentar, que fez a visita acompanhado pelo Secretário de Relações Institucionais do Governo de Brasília, Igor Tokarski, que também será um dos jogadores do evento beneficente.

 

Atual Deputado Federal pelo Rio Grande do Sul (PSD), Danrlei conquistou notoriedade no país por sua trajetória como goleiro (1993-2009). Sua atuação no futebol contou com uma passagem marcante pelo Grêmio, sendo um dos grandes ídolos da história do clube, onde conquistou diversos títulos como a Libertadores da América (1995) e o Campeonato Brasileiro (1996). Também passou pelos times do Fluminense, Atlético Mineiro, Beira Mar de Portugal, São José, Remo e Brasil de Pelotas, além de integrar a Seleção Olímpica Brasileira (1995 e 1996), conquistando a medalha de bronze nos Jogos de Atlanta (1996). Após deixar o futebol, passou a atuar como político e foi eleito deputado federal em 2010, sendo o quarto candidato mais votado do estado. Cumpre seu segundo mandado, após ser reeleito em 2014.

 

A equipe inclusiva visitada pelo parlamentar na Câmara dos Deputados é uma das sete já formadas e incluídas pela APAE-DF por meio do seu Programa de Conservação de Bens Culturas. Tal programa é resultado de uma parceria realizada pela Associação e a Universidade de Brasília, onde instrutores do Movimento Apaeano qualificam pessoas com deficiência em oficina montada na Biblioteca da UnB.  A partir dessa qualificação, além do grupo que atua na Câmara, outras  seis equipes inclusivas (em que diversas pessoas com deficiência são contratadas para atuação em conjunto com um instrutor/apoiador) já foram contratadas para atuar nas bibliotecas do Senado Federal, STF, MRE, INEP, TSE e STJ.

 

A APAE-DF agradece ao deputado Danrlei pela visita e por sua participação no futebol solidário, reformando o apoio que já recebemos do senador Romário. Muito obrigada! 

Endereço:
SEPN 711/911 Conjunto E • Brasília • DF
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(61) 21010460