Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

APAE-DF recebe comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizou nesta terça-feira (14) a solenidade anual de entrega das comendas da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho 2018, a uma relação de 45 agraciados. A APAE do Distrito Federal foi homenageada na categoria instituição, por sua história de defesa e promoção da educação profissional e da inclusão da pessoa com deficiências intelectual ou múltipla no mundo do trabalho. A presidente da entidade, Diva da Silva Marinho, portou o mastro com a bandeira da APAE-DF para receber comenda das mãos do Presidente do TST, Ministro João Batista Brito Pereira. Diva foi acompanhada dos autodefensores da APAE-DF, os aprendizes Rosiane Cristo e Sandro Garró. 

“É uma honra para todos nós da APAE-DF receber esse reconhecimento, especialmente neste mês em que comemoramos 54 anos de fundação no Distrito Federal, sendo quase 30 deles dedicados à educação especializada e inclusão de pessoas com deficiências intelectual e múltipla no mundo do trabalho”, disse a presidente Diva após a cerimônia.

(Presidente do TST entrega comenda para a presidente da APAE-DF)

Fundada em 20 de agosto de 1964, a APAE-DF é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que reúne o trabalho de familiares, amigos, profissionais e voluntários em favor de pessoas com deficiências intelectual e múltipla. Os principais focos da instituição são a oferta de programas gratuitos de atendimento socioeducativo e de educação profissional, serviços de inclusão e acompanhamento no trabalho, além de projetos de inclusão digital, arte, esporte, cultura e lazer. A Associação beneficia cerca de 500 aprendizes por ano em suas unidades de Brasília, Ceilândia, Guará e Sobradinho, além de acompanhar anualmente outros 300 jovens e adultos recém-inseridos no mundo do trabalho.

(Representantes da APAE-DF no evento: autodefensor Sandro Garró, Coordenadora Pedagógica Kelly Assunção,  Presidente Diva Marinho (acima), Autodefensora Rosiane Cristo, Procuradora Adjunta Dra. Tathyana Machado (acima), Procuradora Jurídica Dra. Marcela Prado)

“O atendimento da APAE-DF se tornou referência para muitas instituições do país, justamente por respeitar os diferentes tempos de aprendizado de cada pessoa com deficiência, além de valorizar seus potenciais de integração na sociedade como indivíduos capazes e produtivos”, anunciou o cerimonial durante a apresentação da entidade.

Além da APAE-DF, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) também recebeu, na categoria instituição, a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho 2018. Em 2017, a instituição homenageada foi o Instituto Ayrton Senna.

 

Sobre a Ordem do Mérito

Instituída em 11 de novembro de 1970, a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho destina-se a agraciar instituições e personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham se distinguido no exercício de suas ações e se constituído em exemplo para a coletividade e em diferencial para o engrandecimento do país, internamente ou no exterior, especialmente na promoção da justiça em seus diversos âmbitos.  

As indicações dos agraciados são feitas pelos ministros do TST e pelo Conselho da OMJT, a quem cabe apreciar os nomes indicados e definir a lista anual. O conselho é formado pelo presidente e vice-presidente da Corte, pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, o ministro decano e mais dois ministros indicados pelo Órgão Especial.

Endereço:
SEPN 711/911 Conjunto E • Brasília • DF
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(61) 21010460