Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

APAE-DF e UnB certificam mais uma turma do Programa de Conservação de Bens Culturais

O Programa de Conservação de Bens Culturais da APAE-DF comemorou seus 12 anos de existência com a certificação de mais uma turma de profissionais qualificados. A cerimônia foi realizada nesta quinta-feira (25/10), no auditório da Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília (UnB), onde 21 pessoas com deficiência intelectual e múltipla receberam os certificados do Programa.

VEJA O ÁLBUM DE FOTOS COMPLETO: CLIQUE AQUI! 

O evento contou com a presença de representantes da APAE-DF e da UnB, além dos beneficiados e seus familiares. Após a certificação, os favorecidos seguiram para uma confraternização na sede da APAE-DF na Asa Norte.

Criado pela Associação em outubro de 2006, o Programa de Conservação de Bens Culturais foi viabilizado por uma parceria com a UnB, que, desde então, oferece a estrutura de sua Biblioteca Central (BCE) para os cursos de qualificação profissional nas áreas de higienização e reparos de livros e documentos – os chamados bens culturais. Uma oficina foi montada no subsolo da BCE, onde aprendizes (que já passaram por oficinas de formação básica nas unidades da APAE-DF) se especializam na conservação de livros e documentos impressos.

Em 12 anos de história, o programa ampliou-se e, além da oficina na UnB, também possui um espaço de formação no Arquivo Nacional – outro importante parceiro - e um laboratório de qualificação na própria sede da APAE-DF.

Como resultado da qualificação oferecida, a APAE-DF já conseguiu formar nove equipes inclusivas que, por meio do trabalho apoiado, prestam serviços de conservação de bens culturais em importantes acervos públicos de Brasília. Elas atuam no Senado Federal, na Câmara dos Deputados, no Ministério das Relações Exteriores, no Ministério da Justiça, no INEP, no TSE, na AGU, STJ e no STF.

Endereço:
SEPN 711/911 Conjunto E • Brasília • DF
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(61) 21010460