Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

APAE-DF comemora 54 anos com passeio ciclístico em parceria com Rodas da Paz e Embaixada da Austrália

Nesta segunda-feira (20), a APAE-DF completou seus 54 anos de fundação no Distrito Federal com uma ação diferente. Em parceria com a ONG Rodas da Paz e a Embaixada da Austrália, a Associação promoveu um passeio ciclístico envolvendo aprendizes, familiares e comunidade pelas avenidas W4 e W5 norte, que circundam a Sede da entidade em Brasília.  A ação também marcou a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2018, que este ano traz como tema: “Família e Pessoa com Deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”.

“A APAE-DF agradece à ONG Rodas da Paz e à Embaixada da Austrália por mais essa importante iniciativa e por lembrarem da nossa Associação como uma parceria possível. Será um prazer estabelecer esse vínculo com vocês,  reafirmando um convívio social saudável e que estimula a saúde e bem estar da nossa comunidade”, disse Diva da Silva Marinho, presidente da APAE-DF.

O evento foi aberto com uma cerimônia cívica no pátio da sede da APAE-DF, onde foi assinada a parceria com o Rodas da Paz. Os aprendizes, colaboradores e amigos da Associação acompanharam a execução do Hino Nacional Brasileiro e o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Brasília e da APAE-DF, seguidos dos discursos dos parceiros da ação.

“Nós estamos muito felizes com a parceira com a APAE-DF, que envolverá tanto a parte de educação dos aprendizes sobre a consciência no trânsito, como também uma possível oficina de conserto de bicicletas,  para quem quiser se profissionalizar na área, além das doações dessas bicicletas que entregamos hoje”, disse o Raphael, coordenador do projeto Doe Bicicletas, uma das ações da ONG Rodas da Paz.

O Rodas da Paz atua na defesa de um trânsito mais plural e seguro, incentivando a mobilidade sustentável a partir da recepção de bicicletas doadas pela comunidade, revitalização das mesmas e doação para pessoas necessitadas de alternativas de transporte.  A ONG aproveitou o evento para fazer a entrega de 40 bicicletas – revitalizadas com o apoio financeiro da Embaixada da Austrália - para uso nas atividades esportivas e de lazer da APAE-DF, além de anunciar as unidades da Associação como novos pontos de coleta de bicicletas por parte da comunidade.  

“A Embaixada da Austrália no Brasil tem um programa de ajuda direta, com um orçamento anual destinado a ajudar projetos sociais no Brasil.  É algo que nos trás muita alegria, saber que estamos fazendo pelo menos um pouco para ajudar todos a terem uma cidade mais sustentável e que inclua mais as pessoas”, disse a Assistente de Pesquisas da Embaixada da Austrália, Sra. Viviane Franco, que representou o Embaixador da Austrália.

Após os discursos de agradecimento, os aprendizes estrearam as bicicletas doadas e, acompanhados de outros ciclistas e convidados, fizeram o circuito do passeio pelas avenidas da cidade, comemorando a nova parceria e as demais conquistas da Associação em 54 anos de história. A condução da ação foi do professor Sérgio Souza, responsável pela educação física do setor de Atividades Acadêmicas da APAE-DF, que contou com o apoio de toda a equipe da Associação.

“Esse projeto vai proporcionar aos nossos aprendizes a experiência de pedalar em grupo, viabilizando a melhoria da sua saúde e de suas relações sociais (...). Muitos são os desafios, mas acreditamos num futuro melhor, com a transformação das cidades brasileiras em ambientes convidativos aos ciclistas e às pessoas com deficiências intelectual e múltipla”, finalizou o professor Sérgio Souza.

VEJA O ÁLBUM COMPLETO DE FOTOS DO EVENTO: AQUI!

A Semana de comemorações envolverá outros eventos nas quatro unidades da Associação. Confira a programação completa clicando AQUI!

Endereço:
SEPN 711/911 Conjunto E • Brasília • DF
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(61) 21010460