Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

APAE É 11: Futebol Solidário de Romário e amigos promove a causa da APAE-DF

Os aprendizes da APAE do Distrito Federal viveram momentos marcantes dentro do estádio do Bezerrão, no Gama, no último dia 30 de novembro. Eles foram a motivação do evento solidário “APAE é 11 – Futebol em Favor da Pessoa com Deficiência”, que trouxe, como principal atração, um amistoso de futebol entre o senador Romário, tetracampeão pela seleção brasileira, e seus convidados. O time do baixinho venceu de goleada, por 10x5, mas o objetivo da partida continuou sendo a promoção do trabalho da APAE-DF.

“É claro que é legal fazer gol, é legal ganhar, mas a festa aqui é o mais interessante (...) Meu compromisso hoje e sempre, não só com pessoa pública, mas por toda minha vida pessoal, será o de defender as pessoas com deficiência”, disse Romário, que também possui uma filhinha com Síndrome de Down, a pequena Ivy.

O “APAE é 11” foi realizado das 14h às 19h e reuniu cerca de quatro mil pessoas na arquibancada principal do Bezerrão, sendo todo organizado por profissionais, voluntários e amigos da APAE-DF.  O SENAI, Iniciativa da CNI – Confederação Nacional da Indústria, foi o principal parceiro do evento, porém a ação solidária também contou com o patrocínio da PreOdonto e com os apoios de Pátio Brasil Shopping,  Caixa Seguradora, Capital de Prêmios,  Meliá Brasil 21 e Primeiro  Cozinha de Bar, além e contribuições de associados do Movimento Apaeano.  

Como resultado, o evento conquistou R$ 30 mil doados por parceiros à APAE-DF, para a manutenção de seus atendimentos especializados, além de quatro toneladas de alimentos arrecadados junto ao público, que serão distribuídos pelas quatro unidades da Associação (Asa Norte, Guará, Ceilândia e Sobradinho) e também doados para outras instituições sociais.

A PROGRAMAÇÃO

Logo na chegada do público ao Bezerrão, a primeira atração do dia foi uma partida de futebol infantil.  Os times foram formados por crianças do Instituto Social Dona Diva, que também atuaram como gandulas nas demais partidas do evento.  

No intervalo do jogo infantil, a APAE-DF fez sua primeira apresentação no evento. O grupo de Capoeira Inclusiva Aruandê, formado por aprendizes da Unidade de Sobradinho, abriu uma roda sob o comando do professor Luciano Terra.

O cantor Meolly Rony foi a atração musical após a partida das crianças. Ele fez sua apresentação direto da arquibancada, onde se concentraram os números artísticos do evento.  

A segunda partida de futebol da tarde foi inclusiva.  Aprendizes e professores das quatro unidades da APAE-DF (Asa Norte, Guará, Ceilândia e Sobradinho) formaram os times azul e laranja e jogaram por cerca de 40 minutos, com narração e comentários dos profissionais da Mix FM, sob o comando do jornalista Danny Pança.

A banda “Baião de 2”, formada por aprendizes do Centro-Dia da APAE-DF, foi a atração após o jogo inclusivo. Interpretando ritmos brasileiros, a banda também fez seu número a partir arquibancada e animou o público.

Antes do jogo principal do dia, um momento cívico marcou o evento. Aprendizes da APAE entraram em campo com as bandeiras oficinais do Brasil, de Brasília e da APAE-DF, seguidos dos times principais de Romário e seus amigos, todos também acompanhados por jovens aprendizes da Associação e de crianças convidadas.

Os times se posicionaram no centro do campo, de onde acompanharam a execução do Hino Nacional Brasileiro, interpretado pela cantora Adriana Samartini, uma das convidadas do evento.

Após o Hino, os times branco e verde se posicionaram para as fotos oficinais e o jogo de confraternização foi iniciado pelo trio de árbitros, sob o comando de Rodrigo Raposo.

O JOGO PRINCIPAL

O time branco foi liderado pelo tetracampeão Romário, que jogou ao lado de amigos como Fábio Braz, Alex Dias, Paulo Victor, Danrlei, Cicinho e de seu filho Romarinho, além do cantor brasiliense Guga Cammafeu.

Do lado oposto, o time verde foi conduzido pelo ex-goleiro Igor Tokarski, atual secretário de relações institucionais do Governo de Brasília, que jogou ao lado de amigos do governo e também contou com  reforços ilustres de  Marcelinho Carioca, Lúcio, Popó Freitas, Reinaldo e Josimar.

 

HOMENAGENS

Além de agradecer a seus parceiros e colaboradores pela realização do evento, a APAE-DF também entregou placas de homenagem a dois parceiros especiais.  Romário foi principal homenageado pelo importante trabalho realizado em favor das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e pelo apoio dado à APAE-DF, disponibilizando-se para o jogo solidário e convidando todos os seus ilustres amigos para agregar valor ao evento, atrair público e mídia e, consequentemente, dar maior visibilidade ao trabalho social do Movimento Apaeano.

O segundo homenageado foi o Secretário de Relações Institucionais do Governo de Brasília, Sr. Igor Tokarski, que se tornou padrinho do evento ao assessorar a entidade na conquista de parceiros, na elaboração do projeto do evento e na condução dos inúmeros processos envolvidos na organização geral.

“Foi uma honra para nós contar com o apoio de todos vocês neste evento tão importante para a causa da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Muito obrigada pelo carinho de todos e por colaborarem com a continuidade das nossas ações”, falou a presidente da APAE-DF, Sra. Diva da Silva Marinho. 

REGISTROS DO EVENTO

Tivemos o carinho de alguns fotógrafos voluntários que registraram nosso evento solidário “APAE é 11", cada um fazendo imagens de pontos diferentes do estádio. Desde já agradecemos pelo carinho desses profissionais. Confira as galerias;

 

Galeria do fotógrafo Mayangdi InzaulgaratCLIQUE AQUI! 

 

Galeria da fotógrafa Suzana Elisa Dias: CLIQUE AQUI! 

 

Galeria dos fotógrafos Leandro Dias Vieira e Felipe Odaguiri: CLIQUE AQUI! 

Endereço:
SEPN 711/911 Conjunto E • Brasília • DF
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(61) 21010460